Pessoas

  • Investigadora Principal

Profa Dra Ana Paula de Lima Batista

          anaplb.jpeg

           Formação Acadêmica
           2003-2008: Graduada em Química, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras - MG
           2008-2010: Mestre em Ciências Instituto de Química, Universidade de São Paulo, IQ-USP
           2012-2013: Doutorado com Período Sanduíche Iowa State University, Iowa, EUA
           2010-2014: Doutorado em Ciências Instituto de Química, Universidade de São Paulo, IQ-USP
           2014-2016: Pós-Doutorado no Instituto de Química, Universidade de São Paulo, IQ-USP
           2017-2018: Pós-Doutorado no Departamento de Química, FFCLRP-USP
           2018-2019: Pós-Doutorado no Instituto de Química, Universidade de São Paulo, IQ-USP

          2019: Estágio de Pesquisa no Department of Physics and Astronomy da Northwestern University - Evanston, IL.
           2019-2022: Pós-Doutorado no Departamento de Química, FFCLRP-USP

  • Estudantes
  • Doutorado

Vania Martins Ramos

WhatsApp Image 2024-03-26 at 10.58.42.jpeg

Formação Acadêmica

2019 - Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP),

2021 - Mestre em Ciências pelo Departamento de Química, FFCLRP/USP.

Tem experiência na área de química computacional, com ênfase em catálise e espectroscopia de diferentes sistemas químicos. 

É uma pessoa alegre e curiosa, que adora se aventurar em novas experiências. No tempo livre, se diverte brincando com suas gatas, que suas companheiras inseparáveis. Sempre que pode, procura estar em meio à natureza, seja para fazer uma caminhada, um piquenique ou simplesmente apreciar a beleza do mundo natural, pois adora a energia e a paz que a natureza proporciona. Não há nada como respirar o ar puro e sentir-se conectada com o mundo ao redor.
Na cozinha, se sente em casa! Experimenta novas receitas com frequência e adora reunir amigos e familiares para uma boa refeição. Acredita que cozinhar é uma forma de expressar amor e carinho, e se sinto feliz em compartilhar essa experiência com pessoas queridas. Se reunir com os seus é uma das minhas fontes de recarga das energias.
Para relaxar e expandir horizontes, gosta de ler livros de diferentes gêneros, desde ficção científica até romances históricos. A leitura permite viajar para outros mundos e conhecer diferentes culturas, além de estimular sua criatividade e imaginação.
Viajar é uma das suas maiores paixões! Adora conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Cada viagem é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal. Além disso, está aprendendo a tocar violão, um desafio que a motiva e proporciona momentos de muita satisfação.
É uma pessoa em constante aprendizado e evolução, sempre buscando realizar novas atividades que trazem alegria e realização.

Acredita que a vida é uma grande aventura e está sempre pronta para o próximo desafio!

  • Iniciação Científica

        I.  Amanda Santos Rocha 

       amanda.jpg

É estudante do curso de bacharelado em química na UFSCar e realiza estudos na área de química computacional. Em sua iniciação científica, (PIBIC/CNPq) elucida a estrutura eletrônica e molecular de diferentes estados eletrônicos de complexos de manganês, potenciais fotossensibilizadores.

Tem interesse por livros de romance e mangás, encontrando diversão e aventura nas páginas de seus livros favoritos. Nas horas vagas, gosta   de jogar vôlei e principalmente jogos eletrônicos (FPS, MOBA,MMORPG).

II.  Bruno Campana Severino

WhatsApp Image 2024-03-26 at 10.43.03.jpeg

É estudante do curso de bacharelado em química na UFSCar e realiza estudos na área de química computacional.

Sua iniciação científica, com bolsa do FAPESP,  busca descrever a estrutura molecular de diferentes estados eletrônicos de complexos de Cu, potenciais fotossensibilizadores.

Primeiramente, vamos falar sobre idiomas! Bruno ama aprender novas línguas. No momento, está aprendendo inglês e iniciando no francês. É fascinante como cada língua tem sua própria personalidade, seus jeitos de se expressar e suas peculiaridades. Não é fácil, claro, mas é incrível ver seu progresso a cada dia.

E tem o violino. Que instrumento maravilhoso! Está embarcando nessa jornada de aprender a tocá-lo. Claro, no começo é uma bagunça total, mas aos poucos ele vai pegando o jeito.

Quando quer relaxar e se entreter, nada melhor do que assistir filmes, séries e ler bons livros. É como se ele pudesse viajar para lugares distantes, conhecer pessoas incríveis e viver aventuras emocionantes sem sair de casa.

Além disso, para manter o corpo e a mente saudáveis, adora dar umas caminhadas. É uma ótima maneira de relaxar, botar as ideias no lugar e apreciar a natureza ao redor.

III.  João Vitor Martins Marinho

servletrecuperafoto.jpeg

          Atualmente é estudante de Química na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em sua iniciação científica executa cálculos de  estrutura eletrônica para investigar a interação metal-ligante em fotossensibilizadores de complexos metálicos.

         Nas horas vagas, sempre que possível, procura se reunir com os amigos ou jogar algum jogo eletrônico (FPS, Mundo Aberto, Simuladores,  

         Sandbox, RPG).

          Tenta também se arriscar na cozinha, mesmo sem muitas habilidades.

       IV. Larissa Souza de Moraes

       servletrecuperafoto-2.jpeg

   Graduação em andamento em Química na Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

   Sua iniciação científica foca em cálculos de  estrutura eletrônica para investigar  fotossensibilizadores de complexos de manganês.

V.  Lívia  de Lima Conceição

fotolattes.jpeg

É estudante do curso de bacharelado em química na UFSCar e realiza estudos na área de química computacional.

Atualmente faz estágio e TCC sobre conversão de energia solar por diferentes sistemas.

É interessada em moda e cultura dos anos 70 e dedica tempo à pesquisa e análise dessa época icônica, explorando suas tendências e influências nos dias de hoje. Além disso, também é contrabaixista, afinal, música e exatas são coisas fielmente complementares, Bryan May que o diga. E para finalizar, faz parte de um coletivo em Guarulhos, onde colaboram em projetos culturais com capoeira, cinema, saraus e etc. Participa de um cursinho comunitário na São Rafael e ações de assistência social com cestas básicas e produtos de higiene para contribuir com as pessoas que vivem no local.